Secretaria Regional e Secretaria da Saúde esclarecem serviços do Samu, Bombeiros e Central de Ambulâncias

Secretaria Regional e Secretaria de Saúde de Blumenau esclarecem serviços do Samu, Bombeiros e Central de Ambulâncias

Você sabe qual é a diferença entre o atendimento prestado pelo Samu, Bombeiros e Central de Ambulâncias? Quando devo ligar para o 192 ou 193? Estas e tantas outras perguntas, que estão provocando confusões na cabeça dos moradores da região, serão respondidas nesta segunda-feira (12), a partir das 14h.

Na Central de Regulação (Rua Colômbia, 56 – Bairro – Ponta Aguda), Paulo França, Secretário Regional de Blumenau, Newton Mota, Secretário Municipal de Saúde, Maria Regina de Souza, Coordenadora Regional da Saúde, Turíbio Alcalde Neto, Coordenador do Samu na Macrorregião e Capitão Aldo Batista Neto, Comandante do Corpo de Bombeiros de Blumenau, recebem jornalistas e profissionais da imprensa para esclarecer o funcionamento do atendimento público de emergência.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 é um serviço de saúde, desenvolvido em parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e Municípios agrupados regionalmente.

O Samu tem investimento anual, em todo o Estado, em torno de R$ 40 milhões. Deste total, R$ 20 milhões são do governo estadual, R$ 14 milhões do Ministério da Saúde e R$ 6 milhões dos municípios.

Na unidade regional do Samu, em Blumenau, o Governo do Estado faz a manutenção da Central de Regulação, das ambulâncias de suporte avançado dos municípios de Blumenau, Itajaí e Rio do Sul; além do pagamento dos profissionais que atuam nestas unidades. As ambulâncias de unidade básica ficam sob a responsabilidade dos municípios, que recebem um repasse mensal, por unidade, de R$ 12,5 mil do Ministério da Saúde.

Todas as ambulâncias são equipadas com instrumentos de localização e comunicação, como GPS, rádio e telefone celular. São 14 unidades de suporte básico (1 motorista socorrista e 1 técnico de enfermagem), distribuídas em Rio do Sul (atende Rio do Sul, Trombudo Central, Rio do Oeste, Laurentino e Agronômica), unidades avançadas (1 motorista socorrista, 1 médico e 1 enfermeiro), Ibirama (Ibirama, José Boiteux, Lontras, Presidente Nereu, Vitor Meirelles, Dona Emma, Witmarsum e Presidente Getúlio), Taió (Taió, Santa Terezinha, Salete, Rio do Campo, Pouso Redondo, Braço Trombudo e Mirim Doce), Ituporanga (Ituporanga, Petrolândia, Chapadão do lageado, Imbuia, Vidal Ramos, Aurora, Agrolândia e Atalanda), Blumenau (Blumenau e Gaspar), Timbó (Timbó, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Benedito Novo e Pomerode), Brusque (Brusque, Guabiruba e Botuverá), Itajaí (Itajaí e Ilhota), Balneário Camboriú, Navegantes (Navegantes, Penha, Luís Alves e Piçarras), Itapema (Itapema, Porto Belo, Bombinhas e Camboriú) e Indaial (Indaial, Ascurra, Apiuna e Rodeio). As três unidades de suporte avançado (UTI móvel) atuam em Blumenau, Rio do Sul e Itajaí.

Assessoria de Comunicação/ SDR – Blumenau

MAIS INFORMAÇÕES: Na Secretaria Regional (Avenida Brasil, 371 – 4º andar – Ponta Aguda – Blumenau) pelo fone/fax (47) 3324-9000, ou na Assessoria de Comunicação. Com a gerente regional de Saúde, Maria Regina de Souza, pelo fone (47) 3324-9090 ou (47) 3324-9045. Com o coordenador médico da SAMU 192 na macrorregião do Vale do Itajaí, Turíbio Alcalde Neto, pelo fone (47) 3322-2268.

A Secretaria Regional está na internet. Para ficar por dentro de tudo o que acontece, visualizar fotos e áudios, acesse www.sc.gov.br/sdrblumenau