Cultura Alemã

 

 

 

História da Imigração da Rio dos Cedros

Rio dos Cedros, antes do início da colonização trentina de 1875 e 76, era uma vasta floresta inexplorada, recortada por um grande número de de córregos, afluentes do mesmo rio.

O nome desse rio aparece desde 1863, quando um grupo de desbravadores dos sertões de Blumenau, chefiados por Augusto Wunderwald, indivíduo estudado e verdadeiro bandeirante de toda a região, subiu pelo Rio Itajaí-açu, de canoa, entrando em seguida pelos rios Cedro e Benedito.

August Wunderwald e sua equipe técnica de colonização – 1866

Devida à grande quantidade de cedros, preciosa madeira de lei, existente na barra dos dois rios, deu a um deles esse nome, que ainda hoje vigora. O outro rio recebeu o nome de Benedito, provavelmente devido a um morador, chamado Benedito que havia chegado lá antes da imigração.

Entretanto os nomes ficaram e Timbó, onde se efetua a confluência dos dois rios, foi fundada seis anos depois dessa primeira excursão, em 1869, mas os lotes de terras começaram a ser vendidos oficialmente em 1872.

A primeira exploração do Rio dos Cedros, desde a barra com o Rio Benedito foi realizada, portanto, numa viagem de canoa por aqueles destemidos homens, que penetraram com muita dificuldade rio acima, num percurso de 15 km. depois voltaram para trás, na impossibilidade de avançar, por causa do rio se tornar impraticável à canoa e pela escassez de alimentos.

Aquele grupo descobriu, entretanto, que a região vista do alto de um morro era muito extensa e fértil. Percebeu também que, para além das montanhas que circundavam o vale, poderia existir um grande planalto, o que realmente se verificou mais tarde.